Associação dos Plantadores de Cana da Região de Monte Aprazível (APLACANA) realizará o projeto Campo Limpo nos dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro. O objetivo é tirar do campo e dar uma destinação correta as embalagens de agrotóxicos usadas nas lavouras de cana-de-açúcar,
Os produtores região poderão entregar suas embalagens vazias no Pátio do Posto Quality Brasil, antigo posto COPAMA.
As embalagens poderão ser entregues nos dias 19, 20 e 21 das 8 horas às 17 horas e no dia 22, das 8 horas às 12 horas.
De acordo com a Lei 9974, após o uso, todas as embalagens de agrotóxicos deverão ter destinação final correta.
Devem ser entregues embalagens laváveis plásticas, metálicas e de vidro, que acondicionam formulações líquidas de agrotóxicos.
Os produtores devem entregar as embalagens plásticas triplamente lavadas e inutilizadas (furadas); as tampas destas embalagens e os lacres devem ser retiradas e colocadas em sacos plásticos; embalagens contaminadas devem ser contadas e embaladas em sacos plásticos transparentes.
O produtor deve ainda trazer todas as embalagens contadas e lançadas em uma planilha.
“Embalagens não laváveis são todas as embalagens flexíveis e aquelas embalagens rígidas que não utilizam água como veículo de pulverização. Também incluem-sê nesta categoria, as embalagens secundárias (caixas de papelão, cartuchos de cartolina, fibrolatas e embalagens termo-moldáveis). Estas embalagens podem ser acondicionadas em caixas de papelão ou sacos plásticos”, destacou João Aoki, engenheiro agrônomo da APLACANA.
Após o recolhimento, as embalagens recolhidas serão levadas para INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) que dará adestinação correta às embalagens.