As equipes de técnicos da APLACANA (Associação dos Plantadores de Cana e Outras Culturas da Região de Monte Aprazível) iniciaram na semana passada estimativa da Safra 2018/2019 da cana-de-açúcar dos 282 associados espalhados pela região.
Três equipes, com dois técnicos, estarão percorrendo as áreas dos associados em 40 cidades.
De acordo com supervisor Agrícola da APLACANA João Aoki, a estimativa é feita com base na área plantada, estado vegetativo da cana, número de colmos (entrenós) por metro e o peso da cana por metro plantado.
“Todos estes dados são analisados para estimarmos qual será a área e sua produtividade no final da safra. Como a estimativa é feita neste período para a colheita à partir de abril, consideramos uma perca de 5% entre o estimado e o realmente produzido”, destaca João.
Na safra 2017/2018 a associação estimou uma produção de cerca de 2,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. No fechamento da safra, este número ficou em 2,2 milhões.
“A área plantada deverá ser de aproximadamente 33 mil hectares. Na última safra, a produtividade média foi de 70 ton/He. Se os canaviais tivessem uma produtividade melhor, por exemplo, de 100 ton/He, teríamos 3,3 milhões de toneladas, ou seja, 1,1 milhão de toneladas a mais no mercado”, salienta Aoki.
A estimativa de safra deve ser concluída até 10 de março. Com a estimativa em mãos, a diretoria da APLACANA apresentará na Assembleia Geral Ordinária a prestação de contas da safra passada e o orçamento para a safra que vai começar.