Durante o “X Encontro Estadual do Programa Município Verde Azul”, no Palácio dos Bandeirantes, os presidentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, e da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Eduardo Romão, assinaram com o Governo do Estado de São Paulo, representado pelo vice-governador, Márcio França, e pelos secretários Maurício Brusadin (Meio Ambiente) e Arnaldo Jardim (Agricultura e do Abastecimento), o Protocolo de Intenções do Setor Sucroenergético.
A iniciativa visa estruturar o programa de parcelamento e conversão de multas ambientais em prestação de serviços para a recuperação de áreas de proteção permanente (APPs) no âmbito do Projeto Nascentes.
O protocolo representa uma evolução na relação entre órgãos públicos e produtores, na medida em que a proteção ambiental deixa de ser vista como um custo e passa a ser qualificada como investimento.
O vice-governador de SP ressaltou a importância da cadeia sucroenergética para o desenvolvimento econômico e socioambiental do Estado, um dos maiores pólos canavieiros do mundo.
Na sequência, Maurício Brusadin falou sobre a necessidade de diálogo permanente entre segmento sucroenergético e governo estadual, em linha com o discurso feito por Arnaldo Jardim, que destacou o esforço do setor produtivo paulista para regularização ambiental.
O Protocolo de Intenções prevê o fomento pela Unica e Orplana da conversão de multas em prestação de serviços ambientais.