importações de gasolina cresceram 56% neste ano, de diesel 61%, 25% mais de petróleo, de janeiro a outubro já importamos 1,7 bilhão de litros de etanol
“Seguem firmes as importações de etanol, mesmo após a tributação acima do que exceder 150 milhões de litros por trimestre, pagando-se 20% de imposto. Já em outubro 51 milhões de litros pagaram a cota, pois em setembro foram importados 110 milhões e em outubro, 91 milhões. De janeiro a outubro já importamos 1,7 bilhão de litros”, observa Marcos Fava Neves Professor Titular da FEA/USP, Campus de Ribeirão Preto.
Fava Neves salienta que, além de trazer etanol de fora, o Brasil importou em outubro 60% a mais de petróleo que o mesmo mês de 2016. Foram 21,4 milhões de barris, ante 13,4 milhões um ano atrás.
“Desde janeiro crescemos 25%, trazendo já 193 milhões de barris. Nossa produção desse ano atingiu o menor volume desde 2010. Dobramos a importação de diesel também no mês de outubro e desde janeiro estamos 61% acima, com 65 milhões de barris. Tombo também na gasolina, que teve suas importações crescendo 56% neste ano, em parte pela queda na produção de derivados do petróleo no Brasil em quase 6%.
No etanol, segundo a Unica em novembro as usinas do Centro Sul venderam 2,33 bilhões de litros (apenas 90 milhões na exportação). De hidratado foram 1,46 bilhão de litros, 40% a mais que o mesmo mês do ano passado. Foi competitivo em outubro abastecer com etanol em SP, MG, GO e MT.
“Ponto negativo aqui é o Paraná, que é grande produtor, precisaria ajudar mais no consumo. Tarefa de casa para a cadeia produtiva paranaense. Em muitas regiões do país, principalmente nas regiões distantes da cana, já não se tem maisetanol. De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em novembro tínhamos 42.171 postos no Brasil 8.249 não tem bombas de hidratado (19,56%)”, conta o Professor.
Pela mesma ANP em outubro se consumiu 15% a mais de etanol, derrubando o consumo de gasolina A em quase 60 milhões de litros na comparação entre os períodos.
“Porém, no ano a conta é negativa para o setor de cana: de janeiro a outubro consumimos de gasolina A 26,906 bilhões de litros (5% a mais) e o hidratadoapenas 10,8 bilhões de litros, quase 15% a menos. O consumo de combustíveis em outubro foi 1,7% maior que setembro e neste ano estamos com 0,2% acima de 2016, mesmo com sensível aumento de preços. Acumulado no ano, o diesel estar 0,4% acima, a gasolina 5% acima e o etanol 13% abaixo.”
A Anfavea acredita que 15% da frota nacional ainda seja a gasolina, um total de 15 milhões de carros. Estima-se que nossa frota deve crescer em 3% por ano até 2030 e o consumo de combustíveis chegará a 170 bilhões de litros, quase 60% a mais do atual.
FONTE: www.canaonline.com.br