Página Inicial
    Diretoria Executiva
    Palavra do Presidente
    História da Aplacana
    Quadro de Funcionários
    Plano de Saúde Empresarial
    Unidades de Fornecimento
    Agendamento de Serviços
    Mais Páginas
    Notícias
    Galerias de Fotos
    Links Úteis
    Fale Conosco
    Contatos
 
    Administrativo
    Agrícola
    Assistência Social
    Fiscalização
    Jurídico
 
    Relação de Associados
    Como Associar-se
    Por que Associar-se ?
    Artigos Técnicos
    Relatórios

Notícias:


07/08/2017 15:30:00 - Atualizado em 07/08/2017 15:34:00 -

Cana-de-açúcar faz economia sair da crise

Beneficiadas pela expansão do setor sucroalcooleiro nos últimos anos, as regiões Norte e Noroeste do Estado, representadas por Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, tiveram crescimento positivo do PIB (Produto Interno Bruto) de 1% em 2016 e, com isso, "já saíram da crise", segundo declarou o gerente de indicadores econômicos da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Vagner Bessa, ao jornal Valor Econômico.
 
O órgão, ligado ao governo estadual, acaba de divulgar análise sobre a evolução do PIB no Estado de São Paulo com projeção sobre as mudanças no perfil econômico das regiões.
 
A tendência é que a cultura da cana-de-açúcar mantenha a expansão no Interior do Estado, acentuando a mudança que vem sendo registrada há uma década e meia.

A cana-de-açúcar chegou para ficar, disse Bessa na entrevista, que sinaliza ainda a continuidade da desconcentração da atividade industrial para fora da Região Metropolitana da Capital, a curto e médio prazos.
 
 
No novo cenário, as culturas de soja e algodão, além de pastos para a criação pecuária, foram substituídas por plantações de cana-de-açúcar, que se transformou no principal produto da pauta exportadora do Estado. Na visão de Bessa, a agropecuária vem mudando "drasticamente" seu perfil no Estado de São Paulo, com redução da diversificação de culturas.
 
Segundo ele, isso é explicado por política deliberada do governo federal de incentivar a produção de biocombustíveis derivados da cana.
 
 
Nos últimos anos, com a alta dos preços no mercado internacional, o açúcar refinado também apresentou crescimento, o que levou à substituição de segmentos industriais mais tradicionais, como os de couro e calçadista.
 
Em muitos municípios, o complexo sucroalcooleiro chega a ser a atividade hegemônica, aponta o estudo. O lado positivo dessa tendência é que, pelo menos no ano passado, a economia se recuperou em parte do Estado, nas regiões de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

 







APLACANA.COM.BR - ASSOCIAÇÃO DOS PLANTADORES DE CANA DA REGIÃO DE MONTE APRAZÍVEL
Avenida Santos Dumont, nº. 555, Jd Bom Jesus – Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-9670 - FAX: (17) 3275-1230
PortalSQL v1.0 Locado por: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.