Página Inicial
    Diretoria Executiva
    Palavra do Presidente
    História da Aplacana
    Quadro de Funcionários
    Plano de Saúde Empresarial
    Unidades de Fornecimento
    Agendamento de Serviços
    Mais Páginas
    Notícias
    Galerias de Fotos
    Links Úteis
    Fale Conosco
    Contatos
 
    Administrativo
    Agrícola
    Assistência Social
    Fiscalização
    Jurídico
 
    Relação de Associados
    Como Associar-se
    Por que Associar-se ?
    Artigos Técnicos
    Relatórios

Notícias:


12/06/2017 14:26:00 - Atualizado em 12/06/2017 14:28:00 -

CTNBio dá aval a cana transgênica

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou ontem o uso comercial da primeira variedade transgênica de cana no Brasil, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O processo segue para ratificação do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), vinculado à Presidência.
 
A variedade, a CTC 20 Bt, é resistente à broca da cana, principal praga que ameaça a cultura e que provoca prejuízos estimados em R$ 5 bilhões anuais, segundo o CTC. A variedade desenvolvida contém o gene Bt da bactéria Bacillus thuringiensis, que também é utilizado na transgenia de outras plantas, como nas culturas de soja, milho e algodão.
 
Segundo estudo científico apresentado pelo CTC à CTNBio, o gene Bt é eliminado nos derivados de cana no processo de fabricação. Um estudo ambiental apresentado pela companhia também não constatou efeitos negativos para a composição do solo, à biodegradabilidade da cana transgênica ou às populações de insetos, exceto às pragasalvo.
 
O CTC pretende agora "expandir o portfólio de variedades resistentes à broca, adaptadas a cada uma das regiões produtoras do Brasil", disse Gustavo Leite, presidente do centro, em nota. Segundo o executivo, a variedade transgênica proporciona, além de ganhos econômicos, a simplificação da logística e a melhorara da gestão ambiental das operações.
 
Após o registro, o CTC pretende distribuir mudas da variedade e monitorar o plantio. De acordo com Leite, "o processo de propagação é similar ao de introdução de uma variedade convencional, com a cana dos primeiros anos sendo usada para expansão da área plantada e não para a produção de açúcar e etanol".
 
fonte: valor.com.br

 







APLACANA.COM.BR - ASSOCIAÇÃO DOS PLANTADORES DE CANA DA REGIÃO DE MONTE APRAZÍVEL
Avenida Santos Dumont, nº. 555, Jd Bom Jesus – Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-9670 - FAX: (17) 3275-1230
PortalSQL v1.0 Locado por: © 2000 produtoraferreira.com.br - Todos os direitos reservados.